Páginas

março 24, 2010

Dona Escola, tenha dó!

Aaaaaah quer saber, é um desabafo/pedido de melhorias.
Todo mundo já sabe que o Pedrinho tem 7 anos.
Todo mundo que tem filhos recebe presentes no Dia das Mães feitos pelos próprios.
Todo mundo ama os presentes porque foram executados por eles.

Opaaaaa!
Pó pará!
Eu não.
O Pepê tá na segunda escola (mudamos de casa/bairro/cidade) e todo ano é a mesma história: a gente manda a grana pra ganhar o presente "surpresa" depois.

Ganhei um cachepô de vela - ele colou as figuras que ELA (a professora) cortou.
Ganhei um relógio de parede - ele marcou com a ponta do dedinho (que ela segurou) sujo de tinta plástica - pensa num bicho barulhento. Era o tic-tac mais barulhento do mundo...
Ganhei um porta-chá - o que ele fez o que mesmo??? NADA, apenas colou um adesivo por conta própria, depois e em casa. Eu não gosto de chá e finalizo esse episódio com bolor. Aaaaaaaah tá.
Enfim, a pena mesmo valeu a carinha deles entregando cada presente.


Aí (inveja é um sentimento ruim, mau, feio, não pode) comparei com os presentes dos pais...
Pô! Eles gostam, mas não ligam.
A gente aguenta, cuida, vai e volta... Pô!
O pai dele ganhou um avental, com uma foto deles estampada!!!!!!!
Eeeeeeei, dona escola, EU cozinho pra ele!!!!
O Pai ganhou uma camiseta com um desenho dos dois andando de bicicleta que ELE desenhou!!!!!
Eeeeeei Dona Escola, quem usa mais camisetas sou EU, o pai trabalha de terno e gravata!

Aí... Aproveitando que o João entrou esse ano na escola, e que o Dia das Mães está chegando, venho por meio deste pedir que por favor, Dona Escola, prepare uma surpresa agradável. Nem que seja um papelzinho com rabiscos, mas que seja feito por ele.
Que a gente tenha orgulho de exibir e ache que aquele é o melhor, o único presente lindo da face da Terra, só porque foi feito por eles. Afinal, eu não sou mãe da professora, sou?!

Ai mães de filhos que fazem os presentes (e não as prôs), desculpe-me, mas é traumatizante a minha história. Eu precisava me antecipar já que agora são dois. Só falta eu receber um baldinho de banheiro e um rodinho de pia!!!!

Torço pelo presente das duas escolas e pelo presente alheio também.
E você? Já recebeu algum presente de "grego" dos seu filho (vale salientar que estou me referindo àqueles que a gente compra em Maio)? Conte aqui, tô curiosa pra saber e doida pra criar a Assossiação das Mães que Ganham Presentes dos Filhos Feitos pelas Prôs.

Um beijo e até.

Por Janaína


Pra variar esqueci de anotar os créditos das fotos, mas eu "Glooglezei".  

8 comentários:

Roberta Mello disse...

Jana, é desse jeito mesmo kkkk, mas na escola atual do meu Pandinha não rola mais essa de presentes, eles fazem uma apresentação cantando, ou outro ano foi aula de yoga, oficinas de pinturas, coisas do tipo, achei bem legal essa iniciativa!! beijos

c r i s disse...

Oi Jana, também não gosto destes presentinhos comprados, tão legal quando fazem, nem que seja um cartãozinho, prá gente se derreter e mandar enquadrar loucas de orgulho, né? Na escola do filhote, fizemos oficina de teatro, música, gastronomia e artes junto com os pequenos, foi bem interessante...bjinho e boa sorte para o próximo presente...heheheh!

Cristina João disse...

Oi Cumadi Jana,
Normalmente é assim mesmo...na escola dos meus filhos não existem comemorações durante o ano, eles apenas fazem um Cartão (feito por eles mesmos) e só, não existem trocas de presentes e nem festinhas, segundo a Escola, fica difícil para aquelas mamães e papais com horários rígidos e muito frustrante pra o filho quando os pais não podem comparecer, e há ainda aquela criança muito tímida que se sente "forçada" a se apresentar.Por isso, na escola apenas há no final do ano uma apresentação final (como se fosse uma formatura) no Teatro da escola, num horário em que todos ou pelo menos a maioria possa comparecer e nela eles apresentam um resumo de tudo o que foi feito durante e ano, os pais recebem aquele monte de trabalhos artísticos feitos por eles e os levam pra casa, fazendo uma espécie de faxina, rs. Te confesso que nos primeiros anos sentia falta de uma festinha de dia das mães, hoje já acostumada, acho que a filosofia é legal.
Não fica triste se você ganhar um sei lá o quê esquesitinho, pensa na carinha deles e naquela jóia maravilhosa que virá dentro do, também, maravilhoso buquê de rosas que certamente o papai está providenciando pra você.
Beijocas amiga,
Cris João.

Luciana Casado disse...

Mudando um pouco de saco para mala hehehe adorei ver as fotos de vocês e seus filhotes!!!!
Agora voltando ao assunto do post, eu me lembro que fazia os cartõeszinhos para a minha mãe, ficava o "O" mas ela adorava e era sem intervenção de profes!
Tô contigo, amiga!!!
Bjus, Lu

Simone Scalabrini disse...

Ei Jana.

Eu nunca ganhei "presente de grego" enviado pela escola, até porque a escola reforça muito que os presentes bacanas são aqueles que as crianças mesmo fazem. Lá, por exemplo, não é permitido enviar bilhetinhos na mochila avisando que é aniversário de tal coleguinha, exatamente pra não incentivar o consumismo. Nenhum coleguinha leva presente, nenhum coleguinha ganha presente.

Ano passado a Sofia trouxe de presente de dia das mães um cartão gigante feito de papel craft dentro de uma pastinha do mesmo material. Tudo desenhado e com EVA colado por eles mesmos. Coisa mais linda. Eu adorei o presente e ela me entregou toda orgulhosa contando que ela mesma tinha feito.

Bjs pra você!

Dedinhos Lambuzados disse...

Olá !Você está certa ! Não tem nada de " é desse jeito mesmo ...."Acho um absurdo ! O problema é de base - nossos professores não foram e durante sua formação não são estimulados a CRIAR , só a copiar ! Se der uma voltinha pela internet verá que a maior parte dos blogs de educadores se preocupa em "pesquisar trabalhinhos" para os colegas. Dificilmente vemos algo que elas mesma desenvolveram ou fizeram com os alunos - DURANTE TODO O ANO !!!- ou então são atividades apresentadas nas revistas "educativas" com direito a foto, molde, etc...conclusão temos uma pasteurização "artístico-artesanal" onde todos fazem as mesmas coisas...ou pior: a educadora não acredita que as crianças sejam capazes de fazer nada além de "uma marquinha" no trabalho - pois a maior parte é ela quem faz ou encomenda para alguém...Recebo muitos pedidos de "receitinhas e moldes" e qdo oferecemos cursos é isto que procuram, e não algo que abra seus horizontes, que as coloque diante dos impasses e descobertas que uma atividade artística verdadeira oferece. O mesmo acabam fazendo com as crianças...e nem percebem...E depois dizem que uma das metas da educação é " desenvolver todos os potenciais, estimular a criatividade e a convivência social, etc... O pior de tudo _ e que às vezes nem vemos direito - são estas pequenas ações que levam o futuro adulto a ser uma pessoa que resolve situações, conflitos e desafios de forma inovadora. Pois é... é mais grave do que simplesmente receber um cacareco que nosso amado filho "fez", fazer cara de contente e jogar no fundo da gaveta...ou ...
Bjs carinhosos ( desculpe-me o desabafo...) Mammy

Avental de História disse...

Concordo com vc jana e mammy. Os cursos de pedagogia estão defasados.
Cadê o magistério???? Bom pelo menos o que eu fiz era desses que estimulavam a nossa criatividade, estávamos acostumados com os modelos prontos... estranhamos no início quando davam um tema e diziam: "Se divirtam, façam como acharem melhor...como assim? Seminário? Com o tempo tivemos tele jornal, filme, teatro, fanzine, contação de histórias e etc com mais diversos temas. Falta isso Formação, e também um pouco de interesse próprio!!!!
Não subestimar a inteligência dos pequenos também!!! Eles são capazes de muita coisa, nos surpreendem a cada dia!

Mais um desabafo!
Bjos, May

Lily Luz disse...

Adorei o post.
Vamos lá.
Sou professora e sou fotógrafa.
Enquanto professora eu estimulava os próprios alunos a criarem seus presentes. Mesmo que não saíssem lá grandes coisas, eram feitos por eles. Mas ainda assim tinham mães que reclamavam, preferiam mandar o dinheiro e ganhar algo já pronto..rsrs...
Enquanto fotógrafa, resolvi pegar o "algo já pronto" e estampar com a carinha do filhote, e assim pude satisfazer todas as mães!


Gostei muito do seu blog.
beijinhos,
Elis
http://coisasdelily.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Tem mais disso

Related Posts with Thumbnails