Páginas

dezembro 14, 2009

Cris e Quanta Imaginação...



Desde pequeninos, usamos nossa imaginação. Atenção ao que dizem especialistas como Freud e Bachelard, entre outros: “A infância é a grande fonte da nossa vitalidade imaginária. a imaginação na infância tem uma sensibilidade especial, porque as crianças tendem a se entregar mais livremente à fantasia, e que da plenitude da experiência imaginária na infância depende, em boa parte, a saúde psicológica na idade adulta. O poder específico da imaginação da criança tem muitas razões: uma das mais singelas é o fato de a imaginação se nutrir de imagens novas, e para a criança o mundo está cheio de imagens novas.” Esse assunto vai longe...eles acrescentam:” Como os pais devem agir para não reprimir a imaginação dos filhos? O mundo da imaginação infantil é uma caixinha de surpresas maravilhosa! De lá saem muitos pensamentos, ações e comentários, por muitas vezes, engraçados. O princípio do respeito ao que a criança diz, é a questão básica para não reprimir a imaginação dos pequenos. Nesse mundo agitado que vivemos fica difícil parar para dar atenção ao que dizem as crianças. Entretanto, esse momento é valioso e muito importante para o desenvolvimento da criança, pois a imaginação está ligada a criatividade. Então, ouça o que seu filho diz, não julgue antecipadamente, nem desmereça a história que foi contada. Estimule lançando perguntas e até mesmo fazendo sugestões, se a criança permitir. Ao final, ajude a criança a distinguir sobre o que pertence a realidade e o que pertence a imaginação. Essa troca é um bom momento para introduzir o que é certo e o que é errado e também para apresentar à criança o que você pensa sobre a vida.”


Então, mãos à obra: Vamos incentivar, nutrir e embarcar com eles na imaginação. Com certeza serão momentos ótimos para todos. Meu Matheus (agora com 13 anos) dizia que a vó dele (minha mãe) era o Homem-Aranha, mas que isso era um segredo! Vai saber de onde ele tirou isso? Mantivemos esse segredo trancado por anos. É claro que hoje ele acha essa história ridícula mas descobriu que ela não era o Homem-Aranha mas uma Super- Heroína de verdade! Entendeu?? O Marcus (agora com 12 anos) colocava a culpa de tudo num guaxinim de pelúcia que ele tinha, o que eu fazia? Se um dos dois, o guaxinim ou ele, não me dissesse a verdade, ficariam os dois, separados e de castigo, caso contrário, eu desculparia os dois. Sempre dava certo! E assim eles foram crescendo e eu incentivando e às vezes inventando histórias e brincadeiras. Hoje, são criativos, felizes e super inteligentes (claro). E até hoje damos asas à nossa imaginação!! Nessa brincadeira, vale até fantasiar-se e interpretar personagens reais ou imaginários, né tia Andrews? Minha casa é quase um hospício de pessoas felizes e realizadas! Ás vezes fica difícil saber quem tem mais imaginação!!


Experimenta, solta essa criança que tem dentro de você e viaja com os baixinhos.



Beijos,


Cristina João





Fotos: http://www.elisabethsalgadoencontrandovoce.com/figuras/imaginacao.jpg e http://coronelbessa.blogspot.com/2009/03/super-heroi-bombeiro-se-veste-de-homem.html

 

5 comentários:

Anônimo disse...

Pois e' sister...eu adoro uma imaginacao (voce sabe)e adorei a ideia da conversa, crianca e' mesmo imprevisivel.....e vamos sim brincar, como ja contei aqui, cada dia sou uma mae (bicho) diferente...
Beijos

Luciana Casado disse...

Nossa, eu brincava mtoooo de faz de conta!!! hehehehehe
A mãe tb embarcava na minha viagem, era bem legal!!!
Bjus, Lu

Jana Marson disse...

Nossa!
Tô rindo como louca, sem parar!!

Ai, ai...

Acho que sou criança até hoje.Minha imaginação domina meu dia!
As vezes acho que vou ser dona de uma loja chamada Pacová (vai entender, né cumadi?!).
Outras vezes acho que o Papai Noel existe mesmo.

Adorei, Cris!!!!

Unknown disse...

Vi que vc está me seguindo no meu blog. Vim aqui e adorei conhecer este cantinho...

Eu sou super a favor de deixar a criançada soltar a imaginação. Na verdade, escrevi um livro que se chama "Viagens de aventura no mundo da imaginação"; como o nome diz, a proposta é fazer os pequeninos soltarem a imaginação através de uma viagem mental orientada logo após um relaxamento.

Funciona tanto e eles viajam de verdade...

É muito legal!!

Beijocas

Ana Cristina
eucomosquatro.blogspot.com
primeiroanodobebe.blogspot.com

betty mello disse...

olá ! Descobri este espaço muito lindo de vocês através do blog da Panapaná ( já fomos 2 vezes lá: contar histórias e brincar-cantar-contar com e para aos miúdos de até 3 anos. Foi muito gostoso). Ficarei feliz se der uma espiadinha no s nossos cantinhos na blogosfera - trabalhamos com Contação ,Arte, Música,Jogos e Brincadeiras em Eventos e no AprendizArte Ateliê. Deixo um dos nossos endereços, os demais estão na lateral dos blogs. Bjs ! Betty(estou registrando outro perfil)
http://tecendo-histórias.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Tem mais disso

Related Posts with Thumbnails