Páginas

dezembro 02, 2009

Cris e Dando nome aos bois...


É assim que começa tudo. Nuns livros bárbaros de psicologia infantil* e com uma amiga e terapeuta da família (Dra. Mrª. Paula Carvalhaes) que é muito importante que desde cedo, a gente ensine os pequenos a identificar cada um dos sentimentos que vão aparecendo. E' aí que a gente entra. Todos, acreditem, os sentimentos são importantes: raiva, nojo, asco, repugnância, perdas, medos, acertos, tristezas, angústias, alegrias, entusiasmo, ansiedade, decepções,etc.,todos! E guardadas as devidas proporções devem ser todos bem vividos, resolvidos e rotulados. Nós as mães de plantão, podemos ajudar: Sabe quando o brinquedo preferido quebra, claro que o pimpolho fica triste, chora, o mundo dele acaba e você não pode dizer: Não chora, não foi nada. Foi sim!! Você pode ajudá-lo a identificar essa tristeza mostrando-se solidária, entendendo, ajeitando aqui e alí daquele jeitinho que só as mães conseguem, exemplificando, sempre que possível, com suas experiências. O mais importante é que fique claro que ele não está sózinho! Nunca!!!



Assim, a medida que as situações vão surgindo, os sentimentos vão sendo entendidos, vividos, classificados, nomeados, rotulados, trabalhados e vão sendo todos colocados tudo no lugar certo, nos baús de memórias, tudo sempre junto com eles.


E quem disse que é fácil crescer? Temos que ajudá-los nesse caminho sem volta. Quando nos conhecemos e aos nossos sentimentos, nos tornamos mais seguros e melhores, sempre!!

Beijos

Cristina Joao

* - Inteligência Emocional, John Gottman PHD & Joan De Claire, Editora Objetiva.
- Mentes Inquietas, Ana Beatriz B.Silva, Editora Gente.
- Seja feliz meu filho, Içami Tiba, Editora Gente.

Fotos: http://www.adorocinema.com/media/film/images/segredo-dos-animais/1245103182_segredodosanimais05.jpg e
http://www.lhmbrasil.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/06/061409_1727_Overdadeiro1.jpg





Um comentário:

Luciana Casado disse...

Oi Cris!!!
Sabe que nunca pensei direito sobre isso?! Um bom post, me fez refletir! Tudo bem que não tenho filhos mas qdo os tiver é bom estar um pouquinho entendida! hehehe
Bjus, Lu

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Tem mais disso

Related Posts with Thumbnails