Páginas

dezembro 30, 2009

Cris e Bons exemplos sempre!



A Andrews já falou, e exagerou, do meu jeito de criar meus pequenos. Numa coisa eu concordo e não abro mão: tenho muita paciência e converso muito (até demais), mas às vezes, também me desespero, me descabelo, enlouqueço, chuto o balde e a psicologia, deixo de ser politicamente correta e recorro às ordens! Infelizmente, algumas vezes nada parece surtir melhor efeito que um bom e velho castigo, que pena, sou eu quem mais sofro quando isso acontece, de verdade!! Afinal sou mãezona, né?


Percebi e tenho constatado que nada supera os bons exemplos. Não adianta vir com aquele papinho “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!”, isso não cola mais, só deu certo até a nossa geração. Eles desde muito pequenos observam tudo, tudo mesmo, nos vigiam o tempo todo (tipo big brother), escutam e prestam atenção em tudo! Nada escapa a esses curiosinhos de plantão, e o que é pior, nos imitarão pra sempre em tudo, sempre que possível! Então, não adianta xingar todo mundo no trânsito e pedir para seu filhotinho ser tolerante com o coleguinha que acabou de arrancar de sua mão, seu boneco preferido. Não faz o menor sentido, tratar os empregados, subalternos, mendigos, etc. como se fossem seres inferiores ou como se não existissem e depois tentar convencê-los de que somos todos amiguinhos, temos que nos respeitar, que o mundo pode ser melhor e etc. Não adianta, jogar lixo pela janela do carro (é só um lixinho) e ensiná-los que o lugar de lixo é no lixo. Não adianta, proibir, tem que explicar, tem que conversar. As palavrinhas mágicas como: Por favor, Dá licença e Obrigado, devem fazer parte do cotidiano, inclusive no trato com eles.


Aqui em casa, conversamos muito, sobre tudo, tudo mesmo. Meus filhos participam de tudo e tudo, tudinho é tratado sempre com a verdade, me orgulho de não mentirmos uns para os outros. Quando erro, (e é claro que erro um monte com eles, pois não sou perfeita) peço desculpas (me humilho se for preciso, quando vejo que pisei mesmo na bola), tento explicar o que me levou àquele erro e que estou arrependida. Até aqui, tem dado certo!


Então, “O exemplo vem de cima!”, já diziam os antigos, vamos nos policiar e nos concentrar em dar mais e bons exemplos e menos ordens, além de mais gostoso, faz bem à todos. O respeito pelos outros começa, ou pelo menos deveria começar, dentro de nossas casas. Podem acreditar, eles aprendem tudo o que ensinamos, e o problema é que usam exatamente como aprenderam.


A cumplicidade, a verdade, o respeito e o amor criam e fortalecem os laços que nos unem aos nossos filhos pra sempre!


Beijos,


Cris João.

Fotos: tudoetao.blogspot.com/2009/09/vamos-exercitar...e pt.photaki.com/pictures-sapato-p1

3 comentários:

Candy disse...

Não é fácil dar bons exemplos, mas é essencial.

Bem Bolado Projetos disse...

Este cantinho sempre me prporciona momentos de ternura e humor.Adoro passear por aqui ! Adorei que vocês generosamente lincaram vários blogs nossos - o bembolado, o tecendo, o violino, puxa, que legal !!! Dê uma espiadinha no http://aprendizarteatelie.blogspot.com Teremos oficinas e cursos em Janeiro.Um ótimo 2010 para as re-comadres , re-afilhados e Cia ! bjs carinhosos, Betty e Cia

Fernanda Reali disse...

Cris, vim retribuir a visita e o comentário que fizeste no meu bloguinho.


Adorei este texto e concordo com tudo. Só se educa pelo exemplo. Sou mãe exigente, cheia de normas e horários, digo que aqui em casa não é SPA, é quartel, boooora obedecer!!! Bem chata com as crianças mesmo, mas acho que é assim que a gente incute a disciplina.


Participo de tudo na vidinha deles, brinco junto, levo e busco na escola, preparo as refeições eu mesma, tudo balanceado, conto histórias, levo para cursos. Estamos juntos 90% do tempo, então eles veem oo que faço e ouvem o que digo. O exemplo passa aí na convivência. Acho que estou fazendo um bom trabalho como mãe, porque eles me retribuem com carinho e diversão, além de bom comportamento.


Feliz ano novo para ti e para teus pequenos.
Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Tem mais disso

Related Posts with Thumbnails