Páginas

janeiro 05, 2010

Oba, Férias...


É claro que nem sempre a frase é essa. Ás vezes bate um desespero: o que fazer com os pequenos cheios de energia, sedentos por novidades e com uma pilha que parece não acabar? Opções: Praia (pra quem mora no litoral que nem eu), cinema e shopping (uma vez por semana, porque ninguém é de ferro e ninguém merece muvuca todo santo dia)! É claro que existem os bem afortunados que podem (e se podem, devem) fazer pequenos cruzeiros de navios (uma opção bem mais barata do que se imagina nessa época mas, tem que gostar de água é óbvio), Hotéis-Fazenda são uma opção excelente (tem divertimento garantido pra Vovó, Vovô, Pai, Mãe e a criançada mas, nessa época, além de caro, tá tudo lotado), tem também a Disney (ah, a Disney...logo, logo eu me mando pra lá com os meus pequenos, se Deus quiser e assim que o cofrinho encher um pouco mais) e tem ainda uma opção que eu acho péssima,(mas pra quem trabalha nessa época, é uma ótima saída), Curso de Férias nas escolinhas, na maioria delas, nem precisa ser aluno! (gente, eu acho essa opção péssima porque eu não trabalho fora, posso ficar com os pimpolhos que já estão grandes e que, já estudam e passam muito tempo dentro da escola durante o ano, só por isso!).



Aí é que vem as dicas: o objetivo maior tem que ser passar o maior tempo possível preso à uma atividade que não seja TV, computador ou Vídeo-Games (ótimas opções de sossego garantido, mas tudo que é demais, já viu né?).

Dicas:
- Artesanato (para todas as idades): os pequenos são dotados de muita criatividade e dons naturalmente artísticos, então fica fácil. Revistas pra colorir costumam prender a atenção da molecada (de qualquer idade) por bastante tempo (e você também pode imprimir alguns do computador). Revistas velhas são ótimas aliadas: dá pra recortar e fazer colagens e até esculturas com papel amassado e cola, eles adoram. Dá pra fazer aviãozinho e barquinhos de papel.Tem ainda uma opção (um pouco mais elaborada, mas eles adoram) pintar pequenas peças de gesso (que você encontra fácil em lojas de artigos para artesanato e pode-se pintar até com guache) que depois de secas viram enfeites (pro quarto deles é claro!) ou presentinhos de férias pra vovó (elas amam), titias, empregadas (fiéis escudeiras que padecem junto nas férias), papai(eles vão adorar um pesinho de papel feito por seus pequenos).


- Jogos (para todas as idades): existem jogos muito divertidos para todas as idades. Quebra-Cabeça, dominó, Lig4, Academia, Banco Imobiliário, Imagem e Ação, jogo das varetas, bolinha de gude (ainda existem e no carpete o jogo fica cheio de obstáculos) e o bom e velho futebol de botão (a garotada não conhece muito mas depois que você faz as devidas apresentações, eles se apaixonam). Vai à uma loja de brinquedos bem grande e procura tem pra todas as idades e pra todos os orçamentos e é um investimento sem risco e com retorno garantido!)

- Pras meninas (maiorzinhas): Elas adoram montar colares e pulseiras com miçangas coloridas, cada uma faz a sua e depois ainda vira acessório. O material é bem barato, rende um monte, e de quebra você ainda pode ganhar uma pulseirinha feita pela filhota. Elas também adoooooooram bordar aquelas telas (antigas, mas super atuais) que a gente borda com lã e depois vira almofada, tapete ou quadro.



- Pros meninos (maiorzinhos): Eles adoram fazer bigodinhos e chifrinhos nas revistas (velhas) de moda da mamãe. Adoram também construir esculturas com sucatas (latinhas de refri, de chocolate em pó, caixinhas de sabonete e creme dental, embalagens de amaciante, garrafinhas plásticas de leite e refri, botões, linhas, espirais plásticos de cadernos velhos, etc.) Gente sai cada escultura que a gente não acredita.


- Para todos, mas com mamãe do lado: COZINHA, todos, de todas as idades, adoram! Pega uma receita bem simples e põe a gurizada pra trabalhar. Eu como sou muito prática, compro disquinhos de pizza prontos, arrumo os ingredientes separadinhos e em potinhos (já lavados e cortadinhos:tomates, queijos, presuntos, palmito, ovo cozido, molho de tomate, etc.) e cada um monta a sua. É bárbaro, todos ficam satisfeitos com sua obra gastronômica.

É isso aí, com muuuuuuuuuuuuuuuita paciência, amor, carinho e determinação a gente consegue passar as férias com a molecada mais em casa, do nosso ladinho e sob nossos atentos olhares. Experimenta vai ser a maior farra, é diversão e sujeira garantidas!! E no final de tudo ainda tem o maior dos ensinamentos: Nada volta pro lugar sozinho e todos têm que colaborar com a faxina também!



Espero que aproveitem as dicas e as Férias que estão só começando...


Beijos,


Cristina João.

Fotos: http://i.olhares.com/data/big/120/1208351.jpg e alternativacolegio.blogspot.com/2008/12/um-fe...

2 comentários:

Candy disse...

O ano passado coloquei minha pequena na colônia de férias na escola, mas depois fiquei com peninha dela sabia? Passar o ano todo lá e ainda ter que voltar nas férias. Ninguém merece!!

Unknown disse...

ahahahahh muito BOM patroínha!!!!! vc sempre com dicas criativas, imagino ki ser mae nessa epoca de ferias tem ki se virar nos trinta!!!!! bem , boa sorte a todas as mamaes nessa temporada !!! ah!!! e qnto aos nossos meninos ate ki num dao muito trabalho!!!! amo o "T" e o "tato" e., posso falar? adoro quando estao de ferias , so assim essa casa fik mais movimentada!! bjus fik com deus...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Tem mais disso

Related Posts with Thumbnails