Páginas

janeiro 23, 2010

Anotações e Lembretes



Sou partidária de idéias simples e práticas, daquelas que funcionam mesmo. Por isso, desde cedo adotei um método que me ajuda muito, nem sei de onde tirei essa idéia, mas depois descobri que é muito usada por mães de múltiplos: um caderninho de anotações. Parece ridículo que uma mãe tenha que anotar lembretes, mas quando se tem mais de um filho (os meus só têm 01 ano de diferença 13 e 12 anos) a gente pira, acha que não vai dar conta e tudo parece que fica bem maior. A idéia é tão simples que dá super certo, principalmente com mamães de primeira viagem, mamães de gêmeos e simplesmente mamães organizadas.



A idéia é a seguinte: você compra um caderninho (enfeita ele todo, pinta borda, etc. ou nem faz nada) e divide ele em duas partes.

Na primeira parte você anota todas aquelas pequenas dúvidas que você vai se lembrando no dia-a-dia e deixa pra perguntar pro pediatra na próxima consulta. Na maioria das vezes, a gente esquece! Tem sempre um monte de coisas pra perguntar e fica difícil lembrar de tudo. Não se esquece de levar o caderninho na consulta né, tenho uma amiga que sempre esquece aí claro que não adianta nada.


Na segunda parte você anota os sintomas e a evolução de doenças e tratamentos.


Por exemplo:

- acordou no domingo às 6:30 hs com vômito.
- 8:00 hs diarréia moderada, sem febre e sem vômito.
- 10:00 hs estado febril e diarréia.
- 11:00 hs. Febre alta dei antitérmico. (000 gotas)
- 12:00 hs. Sem febre, com vômito e diarréia; início de soro via oral

... e assim você vai anotando o decorrer da história e quando você tem que falar no PRONTO SOCORRO ou pro pediatra fica bem mais fácil dele diagnosticar e te ajudar até por telefone.


Gente parece bobagem, mas quando você tem dois... e as doenças de crianças e viroses nunca pegam um filho só e fica difícil você lembrar quantas vezes o mais novo vomitou, ou o intervalo entre as diarréias, etc.


Eu ainda costumo anotar no meu caderninho tratamentos longos como aquelas pomadinhas com corticóides que a gente tem que usar por muitos meses alterando as doses e às vezes alternando pomadas, “desmamando” aos poucos o uso das benditas. Acreditem meus filhos já tiveram probleminhas dermatológicos diferentes, mas ao mesmo tempo, é de enlouquecer. Outra coisa que eu faço até hoje: marco logo que chego da farmácia as caixas dos remédios com o nome do paciente, o modo de usar e os horários com caneta retroprojetora.


Essas dicas eu já dividi com amigas que têm gêmeos e tudo fica menos complicado e dependendo do tratamento, você pode fazer uns quadros de papel que você gruda na geladeira que também facilitam muito.


Que fique bem claro que sou descomplicada e prática então têm que ser tudo bem light, sem stress e somente pra facilitar, não precisa fazer um diário e nem um relatório hospitalar, tudo tem que ter como prioridade te ajudar e descomplicar sua vida.



Idéias simples tornam a vida menos complicada.



Beijos,



Cristina João


Fotos:
http://niseken.files.wordpress.com/2009/07/42-22403430.jpg, http://www.ujs.org.br/portal/images/stories/redacao.jpg, http://www.christiangump.net/wp-content/uploads/2008/05/memory.jpg e http://img7.imageshack.us/i/lovebooks.jpg/.

3 comentários:

Luciana Casado disse...

Bem legal essa dica, Cris!

Dreamlu disse...

Parabéns pelo seu blog...é maravilhoso! Adorei os temas, a organização, as fotos, etc...
Vou indicá-lo no meu blog...ok? Bjs

Unknown disse...

Olá

Parabéns, seu blog é sensacional.Muito limpo e organizado.
Espero sua visita.
http://amigadamoda.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Tem mais disso

Related Posts with Thumbnails