Páginas

janeiro 16, 2010

Melhores Amigos...



Convivendo com os animais desde cedo: Seu filho pede insistentemente um animalzinho de estimação e você tem dúvidas se atente ao pedido. Quer uma dica? Saiba que um animal de estimação ajudará no desenvolvimento emocional e social da criança.


Veja o que dizem os especialistas: “ As crianças que se criam junto com animais de estimação apresentam muitos benefícios. O despertar de sentimentos positivos para o animal pode contribuir para a auto-estima e autoconfiança da criança. Um bom relacionamento com os animais pode também ajudar no desenvolvimento na comunicação não verbal, a compaixão e empatia.


Ter um animal também requer cuidados e estes cuidados, orientados por um adulto, estimulam a autonomia e a responsabilidade. Cuidar da limpeza do animal e do seu habitat, cuidar da sua alimentação, dividir o seu pão e oferecer-lhe um pedaço da sua bolacha, medicá-lo quando necessário, também favorece o desenvolvimento do vínculo afetivo e a lidar com os mais diversos sentimentos, da frustração à alegria e até à morte. É neste aspecto da vida e da morte que o animal de estimação tem um papel muito importante, pois a criança aprende a lidar com a perda e com a dor.


Enfim, são inúmeros os benefícios de ter um animal de estimação em casa. Veja um resumo deles abaixo:


· A criança que convive com animais, é mais afetiva, repartindo as suas coisas, é generosa e solidária, demonstra maior compreensão dos acontecimentos, é crítica e observadora, sensibiliza-se mais com as pessoas e as situações.


· Apresenta autonomia, responsabilidade, preocupação com a natureza, com os problemas sociais e desenvolve uma boa auto-estima.


. Relaciona-se facilmente com os amigos, tornando-se mais sociável, cordial e justa. Sabe o valor do respeito.


· Desenvolve a sua personalidade de maneira equilibrada e saudável”


Mamãe - Agora o recado é para as mamães que ficam preocupadas quanto ao risco de alergias. Estudos mostram que crianças que convivem nos primeiros anos de vida com animais de estimação estão menos propensas a desenvolver alergia, pois o seu sistema imunológico já está “acostumado” com os agentes alergênicos encontrados nos animais.



Já o sistema imunológico de crianças que cresceram sem contato com animais não reconhece os agentes alergênicos provocando reações. Não esqueça de levar o animalzinho ao veterinário sempre para que receba os cuidados necessários e evitar doenças, sempre acompanhado de seu filho para que também escute as orientações do doutor criando assim mais responsabilidade.

Cuidados com os bichinhos - antes de escolher um bichinho, consulte um veterinário para que este auxilie na escolha de acordo com suas possibilidades, como ambiente onde o bichinho irá viver, espaço que necessitará, necessidade de passeios, etc. Além disso, ele lhe orientará quanto às questões de saúde e prevenção de doenças do seu animalzinho.


Minha história: Tendo em base tudo isso, eu não resisti e comprei um cãozinho para os meus filhotes quando eram bem pequenos (4 e 5 anos),a marca dele, ops a raça dele é Dachshund (ou Teckel), na verdade um salsichinha preto que carinhosamente foi batizado de SCOOBY-DOO. Gente, passado a novidade, comecei a me estressar com os cuidados que eles requerem, o cheiro na casa, a sujeira, e etc. Em fim, descobri que não sou uma ótima dona de cachorros. Acreditem, há pessoas que podem e outras que não devem ter cachorros. Foram duas alegrias, quando ele chegou e outra quando foi embora. É bem verdade que ele acalma as crianças, sociabiliza e etc., mas decidi ser só mãe de crianças, doei o pobre pra uma família que goste mais de animais do que de gente!


Uma boa opção foi o peixinho, bem mais tranqüilo pra cuidar, não faz barulho, não roem sapatos, não latem etc.




E tem a melhor dica: a plantinha de estimação lembra? Nao ? entao da uma lembradinha aqui...

Gente é isso, fica meu relato pessoal e a dica: Apesar de tudo, cachorros são grandes amigos, se não os melhores, da criançada!!


Beijos,



Cris João

Fotos: fogoprateado-sonhos.blogspot.com/2008/08/c.html e http://images.google.com.br/imgres?

3 comentários:

Flávia disse...

Olá, Cris!

Adorei seu bloguito! Também sou mãe coruja e acho que vamos ter muito o que conversar por aqui...

Penso como você, ter bichinhos em casa não é para qualquer um. Eu nem tentei...

Bjsss

Mana's Caetano disse...

Bom dia, Cris!

Bom, eu sou suspeita para falar de animais. A Amalia nasceu e já tinha que conviver com os nossos animais (cães e gatos), eos que passam todos os dias na Patas & Cia. Ela ama os animais, cuida, tem responsabilidade e é muito carinhosa com eles.
As vezes, até me preocupo porque como ela não tem medo de nenhum cachorro, ela nunca vê perigo. tento sempre ensiná-la ter respeito com eles.

Ela diz que vai ser veterinária, isso vamos ver no futuro, sei que ela adora assistir cirurgias e ajudar a medicar cães e gatos. Ah, é visivel a preferência dela por gatos. Ela tem uma e chama Belinha.
Então, só posso dizer que a relação de uma menininha de 3 anos com os animais, só tem me dado muita satisfação.
Bjs

Andrea

Priscila Ingrid Lima disse...

Adorei o blog e principalmente este post, também sou mãe coruja!!!
Ficamos muito felizes com a sua visita ao nosso blog www.acasacintilante.blogspot.com,
Passe sempre, será muito bem vinda!!!
Beijos
Priscila e Aldrey

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Tem mais disso

Related Posts with Thumbnails