Páginas

janeiro 11, 2010

E os porquês continuam...


No começo, apesar de alguns porquês complicados, eu fui tirando de letra. Respondia sempre com a verdade mas só até aonde a maturidade de cada época permitia.E bastava....Só que o tempo foi passando e os porquês foram complicando: “Mãe, por quê tem tanta gente ruim no mundo?”, “por quê tem gente que não tem casa, nem família e nem o que comer?”, “por quê tem criança que é abandonada?”, “por quê que quanto mais eu cresço, você envelhece e um dia tem que morrer, a gente não pode viver junto pra sempre?”, “por quê os velhos tem que ficar doentes e morrer?”,”por quê criança fica doente?”, “por quê tragédias acontecem também pra quem é bom?”,“por quê?”, “por quê?” e “por quê?”.

Claro que tentei esclarecer cada um dos porquês que foram aparecendo com a mesma honestidade de sempre, mas pra alguns eu não tinha uma resposta muito clara ou pelo menos pra mim elas ainda não são muito claras. Aí pensei se até pra mim é difícil entender com clareza esses mistérios do Universo, como ajudá-los?

Não tive dúvida! Procurei uma psicóloga super respeitada em Santos (Dra. Maria Paula Carvalhaes) e coloquei minhas angústias, meus receios e preocupações em esclarecer ajudando meus filhos a se tornarem cada vez mais fortes emocionalmente, assim, quem sabe, serão adultos mais esclarecidos sobre os mistérios da vida.

Resultado: Ficamos, cada um na sua época em terapia, e até hoje quando tenho dúvidas disso ou daquilo, ligo, procuro, recorro à ela e seus conhecimentos. Fica bem mais fácil quando alguém te norteia qual a melhor forma de lidar com a perda, com a dor, a frustração... Ter alguém preparado ajuda a ajudá-los até no quesito educação. Encontrei nela, um porto seguro que me acalma quando me desespero. Sempre me preocupei muito em criar pessoas felizes e realizadas e com uns toques fica bem mais fácil. Às vezes supervalorizamos alguns pontos menos importantes e nos descuidamos, sem perceber, de outros mais importantes e é nessa parte que ela te ajuda, entendeu?? Dividir problemas é sempre bom, mas somar soluções é melhor ainda!

Então fica a dica: Não resista, se entrega, existem ótimos profissionais aí prontos pra nos ajudar. Pára com essa bobagem que Psicólogos são apenas pra quem tem “problemas”, a vida pode ser bem mais descomplicada, basta querer!! Na lista do pediatra, dentista, oftalmo, otorrino e etc., inclui uma psicóloga. A troca de experiência é fantástica!! Isso sem dizer, que de quebra, é mega chique dizer que você e sua família tem um terapeuta de plantão. Olha que elas ainda ajudam na socialização, formação do caráter, detectam possíveis problemas de atenção (deficit), timidez e etc.

Beijos,

Cristina João.

 
 
 
 
 
 
Fotos: http://blog.cancaonova.com/fotosquefalam/files/2008/04/crianca.jpg e http://blig.ig.com.br/filosofiaparacriancas/files/2009/03/logica.jpg












Um comentário:

Amanda Fonseca disse...

Oi, Cris!
Obrigada por me visitar no Pingos e Gotas. Menina, adorei seu blog! Quantas dicas legais sobre bebês!
Eu tenho um filhote pequeno de 4 aninhos que tá passando por essas fases de porquês que é muito engraçado.
Parabéns pelos conteúdos.
Bjks
Amanda Fonseca
pingosegotas.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Tem mais disso

Related Posts with Thumbnails