Páginas

dezembro 22, 2010

Símbolos do Natal... (parte I)


Dezembro chegou e traz com ele toda aquela atmosfera de Natal... casas e comércios enfeitados trazem a esperança de tempos melhores.Fiz um resumo sobre o significado dessa festa pra gente entrar de corpo e alma nessa farra, lembrando que esses significados são do ponto de vista cristão:

Guirlanda ou Coroa do Advento: É de ramos de pinheiro ou cipreste. O uso da guirlanda refere-se a Roma Antiga, pois para os romanos oferecer um ramo de planta significa um voto à saúde, Forma circular: O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Sendo verde é sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha, que simbolizava o amor de Deus que nos envolve.

Árvore de Natal: Considerado um símbolo de vida, a árvore de natal é uma tradição muito mais antiga do que o Cristianismo e não é um costume exclusivo de nenhuma religião em particular. Essa tradição iniciou-se na Alemanha, porém os egípcios e os romanos enfeitavam árvores durante a época de Dezembro para agradecer a vitória da vida sobre a morte.
A lenda diz que a árvore escolhida foi o pinheiro devido ao seu formato triangular é uma representação da Santa Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). De acordo a tradição, os enfeites da árvore representam os presentes de Deus para todos os homens e as luzes simbolizam a estrela de Belém.

O Papai Noel: Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Bonecos de Neve: O boneco de neve, um dos símbolos do natal, é proveniente da neve existente no hemisfério norte, lugar que exige das pessoas uma convivência maior dentro das casas, e o clima natalino é um momento que proporciona essa convivência, onde as famílias se reúnem para confraternizar.
Em países frios, as crianças saem durante o dia para produzir o boneco de neve. Colocam duas bolas grandes de neve uma sob a outra, um cachecol, uma cenoura para fazer o nariz, um chapéu, laranjas para fazer os olhos e galhos para servir de pés e mãos.

Presépios: Introduzido por São Francisco de Assis no século XII, consiste na apresentação em pintura ou escultura das pessoas, do local e do ambiente em que Jesus nasceu.O presépio nos lembra o nascimento do menino-Deus. Ajuda-nos a refletir sobre o fato e nos anima a sermos gratos a Jesus que não hesitou em descer do céu e alojar-se numa simples manjedoura. Na comunhão está todo o sentido do Natal.


Continua amanhã...

2 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Ôba! valeu ! eu estava mesmo querendo saber disso !
Agradecida!

Chris Ferreira disse...

Adorei o post. Super interessante saber um pouco mais sobre esses síbolos que tanto utilizamos.
Um Feliz Natal para vocês.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Tem mais disso

Related Posts with Thumbnails