Páginas

setembro 22, 2010

Adolescência ou Aborrescência???

Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis: físico, mental e social. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a adolescência é um período da vida que começa aos 10 anos e vai até os 19 anos e segundo o Estatuto da Criança e do adolescente começa aos 12 e vai até os 18 anos.


Gente, seja como for, ela chegou aqui ... ah chegou!!!


Do começo: tenho dois príncipes quase nórdicos, brancos como a neve e com cabelos dourados e fininhos como fios de ouro... pelo menos foi assim que nasceram e permaneceram até aqui!

Daí os tais Hormônios começaram a se manifestar... os caras viraram dois galalaus gigantes, lindos mas ainda um pouco desengonçados por conta do crescimento repentino. Aqueles pezinhos que mais pareciam duas broazinhas viraram lanchas, tamanho 41. Quanto a isso não se pode fazer nada, o tempo se encarregará de nos acalmar do susto...

... A pele de pêssego deu lugar às espinhas, coitados!!! Haja dermatologista e cremes para acalmar a pele. O cheirinho de azedinho, esse virou cheiro de suor, tipo ônibus lotado em dia de verão ou pizza de calabresa... ah, haja cremes e desodorantes sem perfume pra amenizar este probleminha, que teima em se tornar um problemão... E o Chulé, esse só com talquinhos e sabonetes anti-sépticos...


... Os cabelos escureceram e ganharam força e que força! As cabeleiras estão naquele estilo “estopa suja”, sem corte, rebelde... Haja shampoo e condicionadores para domar tanta rebeldia... nem os importados têm dado jeito!!


Não bastasse tudo isso, os países baixos foram invadidos por um matagal, uma verdadeira mata virgem... o pipizinho virou um... pipizão, isso pra não dar o verdadeiro nome aos bois... Misericórdia, isso é demais pro coraçãozinho de uma pobre mãezinha...

Gente e as vozes... parece que engoliram um trovão. Eles se estranham, sofrem com tantas mudanças... óculos, aparelhos ortodônticos...que fase!!! Estão perdendo pouco a pouco a aparência angelical... mas guardam ainda o jeitinho de meninos, com olhinhos brilhantes de tanta euforia com o aprendizado que essa nova fase traz.


Nossas conversas mudaram... não contamos mais Contos de Fadas... Agora o papo é sério: educação sexual entrou no currículo, sim com a sexualidade a flor da pele, temos que prepará-los para a nova fase que virá, sim isso também é nosso papel. Aqui a gente pega pesado nesse assunto, falamos, repetimos e insistimos que ainda é cedo mas que quando acontecer, que seja de forma natural e com camisinha, sempre!!!


Não é nada fácil prepará-los pra esse mundo cão, mostrar-lhes as durezas da vida e tudo isso com ternura... Haja equilíbrio. Nessas horas juro que adoraria que meu vizinho de porta fosse o Içami Tiba ou um outro terapeuta bem experiente.


Nessas horas lembro sempre da minha mãe, como deve ter sofrido a coitadinha... mas conseguiu nos mostrar o caminho certo com doçura. Me lembro da minha adolescência, que fase... a cabeça cheia de sonhos, devaneios... que delícia!!! Tudo parecia possível.


Que os deuses me ajudem!!! O Caminho só tá começando e eu que até agora ia à frente retirando as pedrinhas, agora ando ao lado tentando pular junto com eles cada uma delas que aparecer pela frente.


Que lindos Homens estão virando meus pequenos-grandes príncipes, em breve vão se tornar Reis. Amém.






Beijos,


Cris João.

9 comentários:

Dani Maciel disse...

Aí Cris,

Amém

Amém

Amém


Pra vc e todas nós! eu ainda tenho um tempo até chegar nesta fase, mas já vou dizendo Amém, pq morro de medo dela!

Amém

Bj

Dani

Amanda Luna disse...

É uma fase complicada mesmo, e deixa qualquer mãe de cabelo em pé, mas o bom dessa fase é saber que ela passa....rsss

beijão
www.sermulhereomaximo.com.br

Roberta Mello disse...

kkkkk Ai amiga mais que querida, olha, te entendo e já ri um bocado com seu post, sei que minha vez tá chegando, mas ainda me resta pelo menos uns 2 anos de cheirinho gostoso, de voz equilibrada e fina, de tenis sem chulé kkkk, minha irma tá nessa exata fase, o menino tá entrando nos 14 e ela diz que mal pode olhar para ele, principalmente nos paises baixos kkkk, toma um susto, seu baby virou um rapaz.....ai que coisa!!!! Adorei seu jeito meigo/sofrido /engraçado de descrever isso!!!! Beijos e força na peruca amiga, vc vai precisar kkkk

Ana disse...

Ai cris..qndo eu penso que qndo menos esperar ..meu pequeno ja vai ta me pedindo o carro..uiiii,quero nem pensar..ai ,tem como congelar o tempo não?????
rsrs..
bjs...saudades dos teus post..
;-)

Mi Satake disse...

É Chris,
O mais legal disso, é que estão nesse desenvolvimenTO (mega complicado pra nos mamas aceitarmos rs), de uma forma normal, né?
Digo isso pq já vi muitos adolscentes sofrerem, por enfrentarem problemas hormonais desde cedo, por não desenvolverem o que é normal dessa fase bonita, tanto fisica como emocionalmente.
No final o saldo é bom.
E força aí, que de pois piora, né?rsrsrs
é o que dizem, filho criado trabalho dobrado!

Beijao.
Amei o post.

Karina disse...

Oi Cris!

Acabei de chegar da escola do Bernardo, fui conversar com a coordenadora...minha ora também está chegando...por que chegando?
Meu pequeno psicologicamente, falando, ainda é uma criança, apaesar de todas as características físicas gritarem que ele não é mais o meu bebê, e por conta disso le está se isolando na escola, disse ontem para mim que não tem mais vontade, que tudo está muito chato, que os colegas de classe só falam besteiras, que as meninas são chatas e ...etc...só reclamações.
Fui lá conversar ver o que podia fazer para amenizar tal problema...ele só recebeu elogios, mas o problema também foi diagnosticado por lá, ele é uma criança grande, que ainda gosta de brincar de bola e outras coisas, não se liga em computador, músicas, garotas...nada disso, enquanto os colegas da classe ficam fazendo cigarrinhos de papel, ele fica reclamando que quer escutar o professor, tinha até uma avaliação em que ele dizia que se sentia sem concentração, dentro da sala...

O que vou fazer, não sei o que é pior, também quero ser vizinha do Içami Tiba...

Meu anjo está crescendo e tenho muito medo que ele sofra com todas estas mudanças...

Vou ali comprar uns livros sobre adolecência e já volto.

Beijocas e obrigada por sua visita.

LUARES DE LILITH disse...

Será de verdade que é aborrecente ser adolescente??? Trabelhei 10 anos como voluntária com adolescentes e eles são muito ágeis, pensamentos e inteligências a mil por hora. É uma fase intensa, mas muito boa da vida! Olhemos para trás, voltemos no tempo e percorramos o que foi a nossa própria adolescência... O que de lá resgatarmos, muito poderá nos ajudar a lidar com nossos meninos e meninas grandes (a mim eles apenas parecem estar tão assustados quanto seus pais com as mudanças... e se debatem com toda energia que tem! ). São os pés saindo da infância e caminhando para a fase adulta... e de quebra tropeçando em hormônios em ponto de fervura. Cabe limites sim. Cabe amor sim. Cabe paciência sim e tudo se resolve... É a idade do confronto direto com os pais (perto deles)... pois longe, embora eles raramente confessem... rs Longe, depois de certificarem-se que os pais não estão por perto... rs eles dizem de sua admiração por eles! Respire fundo e encontre a melhor maneira de lidar com eles. A sensação é de que eles estão indo para longe, mas eles voltam...

Cristina João disse...

Olá amigas queridas.
Obrigada pelo carinho, é muito confortante saber que estamos todas juntas nessa!
A propósito, passados os sustos do crescimento desmedido, eu estou curtindo muito essa nova fase.
Hoje somos, além de pais e filhos, amigos!
Concordo que não são tão aborrecentes assim, mas acredito que isso tem muito da educação que lhes foi dada até aqui, e disso não abro mão. Sei que não acertei sempre mas, certamente, fiz meu melhor!!
Beijos à todas,
Cris João.

Anônimo disse...

Bem que é, eu tenho 13 anos e percebi o quanto mudei, quando eu era menor eu via o mundo de outra forma e eu me sentia um pequeno garoto, agora eu me sinto grande demais, eu já calço 41/42 nenhum tenis cabe em mim, agora que sou adolescente penso na minha vida de outra forma

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Tem mais disso

Related Posts with Thumbnails