Páginas

junho 03, 2010

Tempos Modernos....

Na minha, não tão distante, infância ouvia as mães com seus medos e angústias com os perigos do mundo afora. Não passou tanto tempo assim e as coisas mudaram tanto que o perigo hoje começa dentro de nossas casas. Um dos maiores vilões da modernidade tem nome e é também nosso aliado constante, a INTERNET. Ninguém discorda das facilidades que ela nos trouxe...lembra das pesquisas escolares?? Levavam horas, as vezes dias de pesquisa naquelas enciclopédias (muitas vezes com informações defasadas) e depois transcrever tudo com letra bonita, num papel especial, recortar imagens, colar, fazer capa...ufa dava um trabalhão....hoje que delícia, control+C, control+V e eis uma pesquisa recheada de informações fresquinhas, com fotos coloridas que saltam do papel, tudo com a letra à escolher, ainda tem o corretor automático de texto, fantástico!!! Isso até o capítulo dois.

Tanta modernidade e facilidade tem transformado nossos pequenos em grandes preguiçosos, eles não precisam saber quase nada pra entregar uma perfeita tese sobre qualquer assunto, não escrevem mais (lembra dos cadernos de caligrafia??), não lêem o que pesquisam, escrevem mal, e as vezes nem sequer colocam a fonte da pesquisa, pra que né? Assim como a calculadora, só deve ser usado por quem já aprendeu o básico, pelo menos acho que deveria ser assim. Aqui em casa a luta é árdua, é um trabalho conjunto de pais, professores e alunos para que a internet seja usada de forma correta.


E não tem outro jeito não, tem que falar desde pequenos sobre os muitos perigos que esse universo nos apresenta. Nas escolas eles têm aula de informática desde muito novinhos, o que não dava pra ser diferente, ou eles virariam verdadeiros dinossauros, só que com isso têm acesso à tudo, tudo mesmo! São sites, programas, joguinhos e uma infinidade de novidades nem sempre indicadas para a faixa etária dos nossos pequenos. Isso sem falar nas horas e horas que os jovens passam na frente do computador, verdadeira perda de tempo e de vida.

Então ficam aqui umas dicas que não custa nada seguir:


* Incentive seus filhos a compartilhar suas experiências na Internet com você. Divirta-se na Internet junto aos seus filhos.

* Ensine-os a confiar em seus instintos. Se alguma coisa online fizer com que se sintam nervosos, eles devem lhe contar.

* Se seus filhos visitam salas de bate-papo, usam programas de mensagens instantâneas, videogames online ou outras atividades na Internet que exijam um nome de login como identificação, ajude-os a escolher um nome que não revele nenhuma informação pessoal sobre eles.


* Mantenha o computador conectado à Internet em uma área comum da casa, nunca no quarto da criança. É muito mais difícil para um predador estabelecer uma relação com seu filho se a tela do computador ficar facilmente visível. Mesmo quando o computador estiver em uma área pública da casa, sente-se com seus filhos quando eles estiverem online.

* Os pais podem ajudar a proteger seus filhos tomando conhecimento dos riscos relacionados com a comunicação online e envolvendo-se com as atividades de seus filhos na Internet.

* Usar ferramentas de comunicação na Internet como salas de bate-papo, e-mail e mensagens instantâneas podem colocar crianças em risco potencial de encontrar predadores online.


Na própria Internet você vai achar uma porção de sites relacionados à segurança, passa lá, leia de preferência com seus filhos, não temos outra arma que não seja a orientação. Eu, particularmente, adiei ao máximo a vida dos meus filhos na NET, mas eles foram crescendo, usando cada vez mais e pra ser bem sincera, quase deu certo, não fosse essa mania de ORKUT, TWITTER, MSN e outros afins que os adolescentes não vivem sem, até que eles fazem um uso moderado, mesmo assim fico com olhos bem abertos e orientando sempre!! A frase de maior impacto aqui é : “Cuidado, caiu na NET não tem dono!!”


É isso aí, coisas da modernidade, que saudades do tempo em que eu era criança...

Beijos,


Cris João.

2 comentários:

Ana disse...

com certeza... ja que não da para parar o tempo...e gostando ou não temos que acompanhar o mundo..que o façamos com responsabilidade.. o triste é saber que pela maldad ealheia a vida se torna mais dificil..pois s enão fossem alguns, não teriamos medo de postar fotos, de conversas,etc..infelizmente o mundo ta cheio de gente doida.. ;-(
e cabe a nos ensinar isso aos nosso filhos...o meu aind anem sabe mexer aqui..e nem quero..nesses dias dei a maior bronca com o pai,que sentou ele na frente do computador para ensinar ele a jogar!!! poxa..ele so tem 4 anos!!! e eu sinceramente ODEIO video game..eu sei que nao vou ter como evitar isso..um dia essa fase de games vai chegar para ele..mas poxa...para que adiantar as coisas??? dei a maior bronca e depis conversamos serio..espero que ele cumpra o que prometeu!!!
bjs,otima sexta!!!! ;-)

Andrea Guim disse...

O, Cris e Jana!!

Vocês já estão participando da PROMÔ que tá rolando no meu bloguito: sorteio de um DIFUSOR DE AMBIENTES cheirinho de maracujá!!! Vai até dia 08/06, passa lá !!!

Beijins!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Tem mais disso

Related Posts with Thumbnails